Quokkas (Setonix brachyurus)

Morfologia

Os quokkas pesam entre 2,5 e 5,0 kg e medem entre 40 e 54 cm de comprimento. Têm uma esperança média de vida de 10 anos e possuem um corpo robusto e compacto, com pernas traseiras bem desenvolvidas, adaptadas para saltos rápidos e ágeis. A cabeça que é pequena e larga, tem orelhas arredondadas e peludas, olhos e nariz pretos e um rosto curto que lhes dá a aparência sorridente pela qual são conhecidos. A sua cauda curta e pouco peluda é considerada pequena em comparação com outros macrópodes. O pelo, curto, áspero e castanho-acinzentado, torna-se mais claro na barriga. Este revestimento espesso ajuda-os a camuflar-se no ambiente natural.

Apesar da sua aparência semelhante à de um pequeno canguru, os quokkas desenvolveram características únicas. Inicialmente, o seu sistema muscular era adaptado a um estilo de vida semelhante ao dos cangurus, mas, com a evolução, adaptaram-se a uma locomoção arbórea, ou seja, tornaram-se capazes de escalar pequenas árvores e arbustos de até 1 metro e meio de altura, utilizando essa habilidade tanto para alimentação como para fuga de predadores


Modo de alimentação e hábitos

Os quokkas são noturnos, o que significa que se alimentam principalmente à noite. São herbívoros e gostam de comer vários tipos de plantas, desde os caules até às folhas e cascas. O método de alimentação desta espécie é bastante intrigante: não mastigam a comida imediatamente após mordê-la. Geralmente, apenas colocam pedaços de comida na boca e engolem. Mais tarde regurgitam o alimento, mastigam bem e engolem pela última vez.

Como os quokkas vivem numa zona com pouco acesso a água, evoluíram, adquirindo a capacidade de obter a maior parte da água dos alimentos que consomem. Para além disso, armazenam gordura nas suas caudas e desta forma conseguem sobreviver muito tempo com pouco alimento e com pouca água.


Ciclo de Vida

O ciclo de vida de um quokka é diplonte pois a maior parte da sua vida é passada em diplófase (2n), desde a formação do zigoto até ao resto da sua vida adulta. A única altura em que se encontra em haplófase (n) é desde a meiose até à fecundação, quando existem como gâmetas.


Este ciclo resume-se nas seguintes etapas: 

1. Gestação e Nascimento: A gestação dura cerca de 27 dias e o filho, chamado Joey, nasce ainda num estado prematuro.

2. Desenvolvimento na Bolsa: Após o nascimento, o Joey rasteja até à bolsa da mãe, onde continua o seu desenvolvimento durante mais 6 meses.

3. Saída da Bolsa: Ao atingir a idade adequada, o Joey sai da bolsa, mas continua a depender da mãe para alimentação e proteção.

4. Independência: Depois de cerca de um ano, o jovem quokka torna-se independente e atinge a maturidade sexual entre 12 e 18 meses.

5. Reprodução: Os quokkas ficam preparados para se reproduzir, garantindo a continuidade da espécie.


Habitat

Os quokkas habitam principalmente o sudoeste da Austrália Ocidental, onde preferem ambientes costeiros e de vegetação densa, como florestas, áreas arbustivas e pântanos. Estes locais oferecem tanto abrigo como alimento

  • Ilha Rottnest: É o principal habitat dos quokkas, com a maior população da espécie.

  • Ilha Bald: Uma ilha mais pequena, situada perto de Albany, que também tem uma população significativa de quokkas, embora seja menos conhecida do que Rottnest.

  • Continente australiano: Existem algumas populações isoladas no sudoeste da Austrália, em áreas de vegetação densa e perto de fontes de água. Mas estas populações são mais raras devido à presença de predadores e à degradação do habitat.

O habitat ideal desta espécie inclui vegetação densa para proteção contra predadores e calor, assim como fontes de água essenciais, especialmente durante os meses secos. Preferem solos arenosos, onde podem cavar tocas para se abrigarem. São animais noturnos, mais ativos à noite para evitar as altas temperaturas.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora